HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL,MUNDIALMENTE CONHECIDO PELO PSEUDÔNIMO DE ALLAN KARDEC,NASCEU EM LYON,FRANÇA,EM 1804.SEU PAI,EMINENTE ADVOGADO E JUIZ REGIONAL,DESEJAVA QUE TIVESSE A MELHOR EDUCAÇÃO;ASSIM,AO COMPLETAR 10 ANOS,DENIZARD FOI ENVIADO AO INSTITUTO YVERDON,NA SUIÇA,FUNDADO E DIRIGIDO POR J.H.PESTALOZZI (1746-1827),HOMEM QUE RESPONDE POR UMA PROFUNDA REVOLUÇÃO EDUCACIONAL.

ACREDITANDO SER A INTUIÇÃO A FONTE DE TODO CONHECIMENTO,PESTALOZZI INCENTIVAVA SEUS ALUNOS A SE DESENVOLVEREM COMO INDIVÍDUOS.AO MESMO TEMPO,SUBMETIA-OS A INTENSA ROTINA DIÁRIA,QUE INCLUIA 10 HORAS DE ESTUDO.

OS ANOS QUE DENIZARD VIVEU EM YVERDON INFLUENCIARAM PROFUNDAMENTE O CURSO DE SUA VIDA.MAIS TARDE,ELE DECIDIU INTRODUZIR NA FRANÇA O MÉTODO PEDAGÓGICO DE PESTALOZZI.EM 1826,ABRIU SUA PRÓPRIA ESCOLA,EM PARIS.

A ESSA ALTURA JÁ HAVIA PUBLICADO O PRIMEIRO DE UM TOTAL DE 22 LIVROS SOBRE GRAMÁTICA FRANCESA,MATEMÁTICA E REFORMA EDUCACIONAL.UM DE SEUS ESTUDOS PEDAGÓGICOS FOI PREMIADO PELA ACADEMIA DE ARRÁS.RIVAIL DEU INÍCIO TAMBÉM A UMA SÉRIE DE CURSOS EDUCACIONAIS GRATUITOS E PÚBLICOS,QUE MANTEVE POR 10 ANOS.

FORÇADO A FECHAR A ESCOLA EM 1834,POR MOTIVOS FINANCEIROS,RIVAIL TEVE DE TRABALHAR COMO CONTADOR PARA MANTER A SI E Á ESPOSA.

NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1850,QUANDO SUA CARREIRA SOFREU DRAMÁTICA MUDANÇA,ERA BEM CONCEITUADO COMO EDUCADOR,ESCRITOR PROGRESSISTA E LIVRE-PENSADOR.

ANNA BLACKWELL,QUE TRADUZIU ALGUNS DE SEUS LIVROS PARA O INGLÊS,LEMBRAVA-SE DELE "MAIS COMO ALEMÃO DO QUE COMO FRANCÊS".ERA,DESCREVEU ELA,UM HOMEM CHEIO DE ENERGIA E PERSEVERANÇA MAS "SEM IMAGINAÇÃO;BEIRAVA A FRIESA"."DESCRENTE POR NATUREZA E POR EDUCAÇÃO"E"DE RACIOCÍNIO LÓGICO E DENSO",TINHA VIDA DE MUITO TRABALHO,CALMA E SIMPLES.NÃO PARECIA SER O HOMEM QUE VIRIA A SE ENVOLVER COM A FUNDAÇÃO DE UMA DOUTRINA FILOSÓFICA DE CUNHO ESPIRITUAL.

PORÉM,FATOS OCORRIDOS EM 1848 NOS ESTADOS UNIDOS MUDARIAM A IDEOLOGIA DE RIVAIL E INFLUENCIARIAM A DE MILHÕES DE OUTRAS PESSOAS.NESSE ANO,FENÔMENOS PASSARAM A OCORRER NA CASA DA FAMÍLIA FOX,EM HYDESVILLE,NOVA YORK:MESAS SE MOVIAM APARENTEMENTE POR VONTADE PRÓPRIA,E OUVIAM-SE BATIDAS MISTERIOSAS QUE PARECIAM EMANAR DE ESPÍRITOS DE MORTOS.ISSO MARCOU O INÍCIO DO MOVIMENTO ESPIRITISTA,QUE SE TORNARIA MODA EM PARIS E OUTRAS CIDADES.

EM POUCO TEMPO,COMO DESCREVEU UM JORNALISTA CONTEMPORÂNEO,DIFICILMENTE SE PODERIA ENCONTRAR,ENTRE MONTMARTRE E OS CHAMPS-ELYSÉES,UMA MESA QUE TIVESSE PERMANECIDO NO LUGAR.

RIVAIL,APESAR DA AMPLITUDE DE SEUS INTERESSES,A PRINCIPIO MOSTROU-SE CÉTICO."SE TIVER ESTUDADO CIÊNCIAS,VOCÊ RIRÁ DA CREDULIDADE E DA SUPERSTIÇÃO DOS IGNORANTES E NÃO ACREDITARÁ EM FANTASMAS",HAVIA ESCRITO ELE NUM DE SEUS PRIMEIROS LIVROS.ASSIM.QUANDO EM 1854 O MAGNETIZADOR FORTIER LHE DISSE QUE MESAS NÃO APENAS ESTAVAM PULANDO SEM CONTATO HUMANO COMO TAMBÉM TRANSMITINDO MENSAGENS DOS MORTOS POR MEIO DE BATIDAS,RIVAIL RESPONDEU:

- SÓ VENDO ACREDITAREI.

MAS NÃO TEVE PRESSA EM VER:APENAS NO ANO SEGUINTE COMPARECEU A UMA SESSÃO.E PÔDE OBSERVAR UMA DEMONSTRAÇÃO DA FORMA PRIMITIVA DE PSICOGRAFIA EM QUE AS MÃOS DOS PARTICIPANTES ERAM COLOCADAS SOBRE UM CESTO ATRAVESSADO POR UM LÁPIS.

"EU PODIA VER",RECORDOU ELE POSTERIORMENTE,"QUE HAVIA ALGO DE SÉRIO POR TRÁS DE TODA AQUELA TRIVIALIDADE APARENTE...ALGO COMO A REVELAÇÃO DE UMA NOVA LEI,QUE DECIDI INVESTIGAR DE MODO COMPLETO."

NO CURSO DESSA PESQUISA,NOTOU QUE,COM SUA PRESENÇA,AS MENSAGENS RECEBIDAS JÁ NÃO ERAM FRÍVOLAS.FOI QUANDO UM AMIGO,O DRAMATURGO VICTORIEN SARDOU(DA ACADEMIA FRANCESADE LETRAS),MOSTROU-LHE ALGUNS CADERNOS DE NOTAS MANTIDOS POR UM GRUPO COM O QUAL ESTIVERA ESTUDANDO FENÔMENOS ESPIRITUAIS POR 5 ANOS.

RIVAIL NÃO SE IMPRESSIONOU DE IMEDIATO PELO CONHECIMENTO E PELA CARIDADE"QUE SE IRRADIAVAM DAQUELAS COMUNICAÇÕES".INICIOU UMA SÉRIE INTENSIVA DE SESSÕES COM AS MÉDIUNS BAUDIN(AS IRMÃS CAROLINE DE 16 ANOS,E JULIE DE 14).

NO ANO SEGUINTE,PUBLICAVA UM LIVRO COM MAIS DE 500 PERGUNTAS SUAS COM RESPOSTAS DE PESSOAS FISICAMENTE MORTAS.ERA LE LIVRE DES ESPRITS(O LIVRO DOS ESPÍRITOS).ASSINOU-O COM O PSEUDÔNIMO DE ALLAN KARDEC-NOME QUE TERIA RECEBIDO NUMA DE SUAS ENCARNAÇÕES ANTERIORES,NA GÁLIA.ASSIM RIVAIL SE TORNAVA DE NOVO KARDEC,QUE VIRIA A ESCREVER 5 LIVROS E 2 MONOGRAFIAS.SEMPRE DEIXOU BEM CLARO QUE O CONTEÚDO -A CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO-NÃO ERA TRABALHO SEU,MAS SIM DE INÚMEROS ESPÍRITOS AVANÇADOS QUE SE COMUNICARAM POR DIFERENTES MÉDIUNS.TAMBÉM FUNDOU,ESCREVEU E EDITOU O MENSÁRIO REVUE SPIRITE(REVISTA ESPÍRITA).REDIGIU-A DURANTE 11 ANOS SEGUIDOS ATÉ A SUA MORTE EM 1869.

DE SUA INICIATIVA NASCEU AINDA A SOCIEDADE PARISIENSE DOS ESTUDOS ESPÍRITAS,QUE ORIENTOU O MOVIMENTO ESPÍRITA EM TODO O MUNDO.DELA FAZIAM PARTE,INCLUSIVE O ASTRÔNOMO FLAMMARION E O DRAMATURGO SARDOU.

 

INDIQUE ESTA PÁGINA

 

 

mensageirosdoceu.net - 2004 - 2016 - Todos os Direitos Reservados.