O uso de amuletos protetores era muito comum no Egito Antigo. Embora a maior parte dos exemplos conhecidos sejam provenientes de corpos mumificados, sabemos que usavam também em vida. O simbolismo dos amuletos fazia relação com os deuses, sendo importante a cor e o material de que eram feitos. Muitos apresentam inscrições, em geral orações ou petições às divindades. Além dos mais usuais, listados abaixo, eram usados como amuletos pequenas imagens das divindades

Conjunto de amuletos (esq.) e amuleto udjat (dir.).

os amuletos egípcios mais comuns

Os amuletos egípcios mais comuns

Amuleto
Nome
Significado
Material (em geral)

escaravelho
ressurreição
faiança (cerâmica esmaltada) ou pedra azul ou verde; muito comum
udjat  ou olho de Hórus
poder e proteção
  faiança ou pedra azul ou verde; muito comum
pilar djed
estabilidade; era um símbolo do deus Osíris
  faiança ou pedra verde 
tyet ou nó da deusa Ísis
proteção da deusa
cornalina vermelha
 uadj ou cetro de papiro
rejuvenescimento
faiança ou pedra verde
ankh
vida eterna; era carregado pelos deuses
vários materiais

 

Amuletos Populares

 

Amuletos são todos os objetos utilizados como mecanismo de proteção, atrair sorte de diversas naturezas, como sorte financeira, sorte no amor e etc. Aos amuletos são atribuídos poderes de ordem sobre-natural, e a sua origem remota o período do homem pré-histórico, como exemplo as pequenas esculturas das deusas da fertilidade.
No Brasil a utilização e difusão por todo o País sempre esteve presente, e o que foi muito importante para este acontecimento, foi a miscigenação do povo brasileiro, miscigenação não apenas entre raças, mas também entre valores culturais.A utilização de alguns amuletos são bastante difundidos por todo o Brasil entre eles alguns bastantes conhecidos são:


>Trevo - de - quatro - folhas: por ser muito difícil encontrar uma folha desta planta que possua quatro folhas, devido a planta apresentar comumente apenas três folhas, a pessoa que encontra um trevo com quatro folhas, utiliza-o como amuleto de sorte, costumam colocá-lo dentro de bolsas ou carteiras junto a cédulas de dinheiro, para atrair mais.


>Patuá : O Patuá é um amuleto muito utilizado por pessoas ligadas ao Candomblé, o amuleto é feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá ,ao qual é bordado o nome do Orixá e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias atribuídas a cada Orixá. A pessoa utiliza o Patuá especifico do seu Orixá no bolso da sua vestimenta,dentro de carteiras de cédulas, bolsas para obter proteção e sorte do seu Orixá.


>Contas dos Orixás: A Conta do Orixá ou como também é conhecida por Guia, é um colar de miçangas confeccionado obedecendo padrões religiosos, como banho de determinadas ervas e escala hierárquica dentro da Religião do Candomblé, as cores das Contas de Orixá varia conforme a cor determinante de cada Orixá, por exemplo uma conta feita com miçangas brancas é atribuída a Oxalá. A utilização destes amuletos se faz como um colar, colocados preferencialmente no pescoço, ou guardados dentro de bolsa, ou mesmo no bolso da vestimenta, sua função é basicamente de proteção do Orixá


>Figa: É um objeto ,feito de diversos materiais e diversos tamanhos quando confeccionada para utilização pessoal é feita em tamanho pequeno, e são utilizadas para fazer a figa plantas muito utilizadas para afastar coisas ruins, como a planta conhecida por Guiné e a planta muito conhecida à Arruda , o objeto confeccionado transformado em Figa apresenta a forma de uma mão fechada, com o polegar entre o indicador e o dedo médio, sua origem é Africana e foi bastante difundida principalmente em locais no Brasil onde é grande esta descendência , utiliza-se para afastar os espíritos maus , também é bastante variada a sua utilização ,desde peças de bijuterias , em locais das residências , estabelecimentos comerciais, entre outros locais.

>Carranca: É um objeto ,feito principalmente de madeira, com tamanho variável a escultura apresenta características de um ser fantástico, com detalhes muito fortes, devido a forma como é retratada, com grandes dentes pontiagudos e olhar de uma criatura muito feroz, sua utilização se faz como proteção contra espíritos maus , pois segundo muitas pessoas que utilizam a Carranca , ao se deparar com uma criatura tão monstruosa e aparentemente feroz, o espírito mau se assusta e foge, é bastante evidenciada nas proas dos barcos na Região do Rio São Francisco , e em frentes das residências ,estabelecimentos comerciais e etc.


>Espantalho: É um tipo de amuleto muito particular da Zona Rural, foi introduzido no Brasil primeiramente pelos Portugueses, e mais tarde por outros imigrantes europeus , utilizado para proteção de lavouras, atualmente sua utilização se faz por todo o País, confeccionado de diversos materiais , como em madeira vestida com roupas e chapéu e principalmente de roupas de pessoas ,enchidas com palhas e outros materiais,colocado um chapéu de palha, ele é levantado e preso a uma vara que serve como suporte, onde é colocado no meio da lavoura, sua função é espantar aves, roedores e outros animais


>Bentinho ou Escapulário: É uma tira com pequeno quadrado com dois lados que podem ser de pano bento, com oração escrita, ou imagem de Jesus, Nossa Senhora, ou Santos da Igreja Católica, em que as pessoas utilizam e que se trazem pendentes para diante e para trás do pescoço para dar sorte e terem proteção contra o mal.


>Medalhas e Medalhões: São peças que na sua grande maioria com forma arredondada, e que trazem a imagem de Jesus Cristo, Nossa Senhora ou Santos da Igreja Católica, a forma de utilização na grande maioria dos casos é amarada no pescoço, também é utilizado em algum local como dentro de bolsas, carteira de cédulas, e etc. Muito utilizado para dar proteção contra o mal.


>Crucifixo:( Cruz): É um dos amuletos mais utilizados, não só no Brasil mas em todo o mundo, se trata da representação em um objeto do local onde Jesus Cristo foi pregado para morrer, este amuleto representa o sofrimento de Jesus Cristo o "Salvador do Mundo", para salvar toda a humanidade. As pessoas utilizam mesmo sem tê-lo como um amuleto, pois é um símbolo universal de Jesus Cristo, e sua utilização se dá principalmente como forma de proteção contra o mal.


>Ferradura: Um dos amuletos bastante utilizados, principalmente na Zona Rural, a ferradura de animal, como cavalo é colocada presa atrás da porta principal da casa, para segundo a tradição popular, afastar espíritos maus das residências das pessoas que possuem este amuleto. Sua utilização no Brasil foi por intermédio dos Europeus , que já tinham costume de utilizar a ferradura e passaram a utilizá-la também no Brasil.


>Pata de Coelho: Este amuleto constitui de uma pata de coelho empalhada, que é utilizada de varias maneiras, a pata de coelho é atribuído o poder de atrair muita riqueza e sorte em tudo relacionado ao dinheiro.


>Imã: O Imã é utilizado como amuleto especificamente financeiro, ou seja a ele é atribuído poderes para cada vez mais conseguir dinheiro, as pessoas costumam colocar um imã em um local e nele colocar moedas, pois os imãs atraem as moedas que representam o dinheiro, atraindo assim cada vez mais dinheiro.


>Fitinhas de Santos: As fitinha de Santos são bastante utilizadas, principalmente no Brasil por ser um País Católico, a Fitinha têm uma particularidade entre os outros tipos de amuletos, pois ela é utilizada também como forma de corrente religiosa entre um pedido feito a determinado Santo, e a sua proteção e ajuda na realização do pedido, segundo a cultura popular a Fitinha, que pode ser de diversas cores, é amarrada ao pulso três vezes fazendo-se o pedido e deixando a Fitinha presa até partir sozinha sendo um sinal que o pedido será realizado, atualmente ela também é utilizada em diversos locais para atrair proteção, locais como em automóveis, residências, bolsas, bolso, e etc.

Talismãs

 

Chamsa


A Chamsa é uma mão judaica com simbologia cabalística, para proteção do ambiente; os peixes pendurados representam a prosperidade.

Estátua de Buda


É o talismã da felicidade. Embaixo de sua imagem coloque seus pedidos e a foto de quem você ama.

Tetragrammaton


Grande e poderoso entre os grandes.
Este talismã cheio de simbología vital conforma o nome de Deus em hebreo. Utilizado para obter Proteção e Prosperidade.

Maneki Neko


O Maneki-Neko é um amuleto na forma de um gato que parece estar acenando. É muito visto em entradas e balcões de lojas no Japão e até aqui no Brasil. Existem diversos tipos de Maneki-Neko. A pata direita levantada significa Chamar (ou "convidar") a sorte e/ou dinheiro. A pata esquerda levantada significa chamar as pessoase, principalmente, clientes.
Dizem que quanto mais levantada estiver a pata, maior será a distância da qual virá a sorte.

Em uma das patas o Maneki-Neko carrega o Koban (moeda de ouro em forma oval). Este expressa o pedido por dinheiro. O Koban é considerado um amuleto da sorte desde muito tempo atrás.

Yin Yang


Na filosofia chinesa, dois grandes princípios ou forças opostas sobre os quais interagem todas as coisas no Universo. Yang é masculino, luz e positivo. Ying é feminino, escuro e negativo. É um talismã utilizado para neutralizar energias nocivas.

Daruma


DARUMA é um boneco que representa o monge Bodhidharma, fundador do Zen-budismo. Dizem que ele ficou muitos anos meditando em posição sentada em busca de iluminação, por isso seus braços e pernas se atrofiaram. Em razão disso o boneco não tem esses membros e simboliza perseverança e esforço contínuo, pois por mais que tentemos derrubá-lo ele sempre volta a posição vertical. Mesmo após uma queda, levanta-se prontamente e parte para uma nova investida. O DARUMA tornou-se símbolo de perseverança. Assim, diz a lenda, faz-se um pedido e desenha-se um olho no DARUMA, em seguida coloca-se o pedido dentro do DARUMA, através do furo localizado em seu fundo. Lute e esforce-se para realizar o seu pedido. Quando se realizar, pinte o outro olho do DARUMA.

 

 

INDIQUE ESTE SITE !

 

 

Voltar

 

mensageirosdoceu.net - 2004 - 2016 - Todos os Direitos Reservados.